Empresa, que se prepara para atender demanda na nova classe média brasileira e novos negócios impulsionados pela Copa e Olimpíadas, completa 10 anos e iniciará IPO com crescimento histórico em todo o mundo, alavancado pelas operações em países de elevado potencial, como o Brasil.
A vinda ao Brasil, agora em julho, de Christophe Satin, COO (Chief Operating Officer) mundial do grupo francês ID Logistics, é vista como um aceno extremamente positivo à gestão da operação da filial brasileira. No ano em que completa 10 anos de operações no mundo, 9 deles no Brasil, há motivos de sobra para comemorar. O faturamento mundial da empresa alcançou os 386,2 milhões de euros no ano passado, com um crescimento anual de 24,7%. O lucro operacional aumentou (35,9%) totalizando 12,5 milhões de euros e o lucro líquido consolidado aumentou para 5 milhões de euros, com crescimento de 16,3%.
O Brasil foi o principal responsável pelo maior crescimento orgânico
do grupo, que tem por aqui clientes como Carrefour, AmBev, Danone,
Leroy Merlin, Meritor, entre outros. A receita bruta da filial
brasileira atingiu R$ 114 milhões, com lucro operacional de R$ 3,3 milhões.
O crescimento orgânico em comparação entre 2009-2010 foi de 27%.
Para este ano, a previsão de crescimento orgânico é de aproximadamente
25%.
Méritos da filial brasileira, que aproveita os bons ventos da economia brasileira para conquistar novos clientes. O COO Christophe Satin e Nicolas Derouin, diretor-geral da ID Logistics Brasil, apostam que a filial brasileira pode crescer muito mais. Eventos como a Copa do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016, atraem empresas e investimentos do Exterior e, consequentemente, novos contratos com grupos de grande porte. “O nosso know-how está voltado para inovações tecnológicas que permitem agilizar e oferecer competitividade para as nossas operações de armazenagem e distribuição”, afirma Derouin. Apesar dos entraves burocráticos no Brasil, que emperram um crescimento ainda maior, os planos são ambiciosos, revela Derouin, que está desde 2001 na ID Logistics, sendo 10 deles no Brasil. Os cerca de 28 milhões de brasileiros que entraram na classe média aumentam o consumo de produtos e as empresas precisam atender a demanda crescente. As oportunidades do crescimento da construção civil, obras viárias e projetos de infraestrutura, para atender a circulação de brasileiros e estrangeiros para a Copa e as Olimpíadas, também aceleram o crescimento. Aliando necessidade com oportunidade, o objetivo é oferecer logística de qualidade para as grandes empresas em todo o País, com o forte crescimento da demanda puxada pelo consumo interno de bens.
ID LOGISTICS JÁ ESTÁ ATUANDO COMO TRANSPORTADORA DE CARGAS
Esta iniciativa já era prevista, pois faz parte do plano de diversificação dos serviços oferecidos aos nossos clientes, complementando mais um importante elo da cadeia de suprimentos. Obviamente que este serviço é suportado por um leque de soluções tecnológicas, tais como TMS, roteirizadores, rastreadores, bem como portal via Web para gestão de informações, os quais permitem a completar a gestão e eficácia das atividades de transporte.
REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE SERVIÇOS NA CADEIA LOGÍSTICA
Maior filial do Grupo ID Logistics no Mundo, sendo a segunda em faturamento depois da matriz francesa, a filial brasileira corresponde a 15% das atividades logísticas. O Brasil serve como apoio técnico para a filial argentina, bem como base para o desenvolvimento de futuras outras filiais na América Latina. A operação brasileira é também a que mais cresce, numa taxa média superior a 20% nos últimos seis anos. A ID Logistics Brasil tem como visão se tornar referência em inovação de serviços na cadeia logística em todo o País. Derouin afirma que a ID investirá seus esforços para alcançar as diretrizes deste ano. “Contamos com o comprometimento de nossos colaboradores para juntos comemorar o alcance do nosso objetivo futuro”. Ele avalia que “o alinhamento das equipes em relação à estratégia levará ao cumprimento das metas”.[ Ele explica que vai investir principalmente na gestão de pessoas. “Nossos colaboradores são os grandes responsáveis pelo sucesso do planejamento, alcançando as metas propostas, certamente teremos muitas perspectivas de crescimento e desenvolvimento”, tanto para empresa e colaboradores.
No Brasil, a empresa tem estimulado iniciativas sustentáveis e sociais entre seus colaboradores. A edição de fim de ano do Planeta ID, jornal bimestral interno da empresa, dedicada ao tema sustentabilidade, foi elogiada pela direção da matriz francesa. O estímulo à redução de emissão de carbono, programas de educação ambiental e nutricional, profissionalização de jovens e o apoio constante à Idebra, ONG fluminense criada e mantida pela empresa há seis anos, também fazem parte dos projetos de responsabilidade social da empresa no Brasil.
CRESCIMENTO EM TODAS AS FILIAIS DO GRUPO
No cenário internacional, o crescimento da ID foi particularmente forte em todos os mercados em que atua: 38,3%. Todas as filiais do grupo cresceram, especialmente a do Brasil, que tem intensificado as suas atividades com a assinatura de novos contratos ou expansão dos contratos existentes.
A subsidiária brasileira conquistou clientes importantes como a Casa Saba (distribuição de produtos farmacêuticos), Nadir Figueiredo (vidros e cristais). Já na Espanha, por exemplo, a atividade foi impulsionada com a abertura de mais 100 mil metros quadrados de área para armazenagem e distribuição de produtos de moda, com o Cortefiel em Aranjuez, ao sul de Madrid. Na Polônia, a ID assinou com o grupo Lindt. Na China, iniciou operações com de distribuição para Inbev. A França não é exceção. O grupo também apresentou um crescimento de dois dígitos: 18,5%. O grupo se beneficia de uma saudável saúde financeira e continua o seu desenvolvimento de forma controlada e independente.
IPO – ABERTURA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES DE PARIS
Este ano, prepara para outubro o seu IPO, com a entrada no mercado de capitais na Bolsa de Paris. Segundo Satin, o principal objetivo é continuar alavancando rapidamente atividades logísticas em países com elevado potencial de crescimento, caso de Brasil, China e a recente operação na Rússia. Parte desse crescimento deve levar à empresa a avaliar prováveis aquisições externas nesses países.
ID LOGISTICS, 10 ANOS DINÂMICOS
Fundado em 2001, o grupo ID Logistics está comemorando seu 10º aniversário. Uma década marcada por um importante desenvolvimento na França e no exterior e parcerias com os principais players na distribuição e produtos de consumo em todo o mundo.
Nos dois primeiros anos, o grupo abriu filiais em Taiwan, Brasil e China. Depois foi conquistando Espanha, Indonésia, Polônia, Argentina e Marrocos. Atualmente, está com 2 milhões de metros quadrados e armazéns operados em cinco continentes. Oferece uma gama abrangente de serviços na área de Supply Chain, como: armazenagem, transporte e soluções de valor agregado.
A cultura da empresa é voltada para a inovação tecnológica e organização para o acompanhamento de seus clientes em nível mundial. No mundo, emprega cerca de 7 mil funcionários, cerca de 2,5 mil deles no Brasil.
Mais informações: www.id-logistics.com
Contatos com a Imprensa
Brasil
Word Brasil – Comunicação Empresarial Tel.: (11) 2579-7435 – Redação (11) 6578-7313 / 7652- 9494
atendimento@wordbrasil.com.br // www.wordbrasil.com.br // http://wordbrasil.wordpress.com
França
BG Press: Valerie T. Sultan I 01 49 48 61 83 I valerie@bgpresse.fr