Como ingressar no esporte, por onde começar a treinar, qual o custo para os pais. Estas são algumas dúvidas que passam pela cabeça de quem quer começar a praticar os saltos. O técnico Fábio Rodarte, da amazona Bianca Rodrigues, ajuda a responder estas e outras questões.
O Hipismo é um esporte antigo e muito tradicional, porém ainda pouco difundido nos meios de comunicação e pouco conhecido pela maioria dos brasileiros. A referência mais forte que temos remete ao cavaleiro Rodrigo Pessoa, que ganhou medalhas nas Olimpíadas de 2004 e nas Copas do Mundo de 1998, 1999 e 2000, que ganhou o título mundial na prova de saltos.
Muitos pais têm curiosidade em como iniciar seus filhos no esporte. O técnico Fábio Rodarte, responsável pelo treinamento da amazona Bianca Rodrigues, responde algumas dúvidas sobre o esporte.
Geralmente as crianças ou jovens interessados começam em hotéis fazenda, no qual podem ter um primeiro contato com os cavalos e aprender a montar e se equilibrar. Se o interesse for profissional, existem muitas escolinhas de equitação, espalhadas pelo Brasil, onde o jovem pode aprender as principais técnicas para adestramento e saltos.
As escolinhas proporcionam também o primeiro contato com provas, de acordo com o nível do aluno, caso o instrutor verificar que o atleta está apto para uma competição. Normalmente, os alunos que se destacam são indicados para participar de campeonatos.
Se o desempenho do cavaleiro ou da amazona for bom, é indicado investir na compra de cavalos, para as possíveis provas e campeonatos que podem participar. Também é necessário contratar um professor ou técnico para orientar e treinar o aluno para alcançar melhores resultados. A compra de cavalos é importante, porém tem um alto custo. Não existe uma raça estipulada para as competições, mas o preço de animais das raças Puro Sangue ou Árabe, entre outras, varia de R$15 mil a R$ 30 mil.
Outro item necessário para a prática adequada do esporte são as roupas, obrigatórias nos campeonatos, como botas, que podem feitas sob medida ou por número, culote (calça especial), capacete e chicote, que são encontradas em lojas de todo país. De acordo com Rodarte, só em São Paulo são mais de dez lojas especializadas, além da ajuda da internet.
Nos saltos, o cavaleiro ou a amazona devem passar por 12 a 15 obstáculos, em uma pista que mede de 700 a 900. Ele deve fazer duas vezes o percurso da prova e o vencedor será o que errar menos (conquistando mais pontos) em menos tempo. É avaliado força, potência, velocidade e obediência do cavalo.
De acordo com a Confederação Brasileira de Hipismo, só na categoria de Jovens Cavaleiros B, por exemplo, no ranking 2010, são mais de 200 atletas.
Alguns locais próprios para campeonatos e treinos em São Paulo são o Clube Hípico de Santo Amaro, Sociedade Hípica Paulista, Clube de Campo SP e na região do ABC, o Centro Hípico Capi e Sociedade Hípica de São Bernardo do Campo.
Bianca Rodrigues
A amazona Bianca Rodrigues tem 14 anos, e já está entre as 15 melhores atletas do Brasil. Filha dos empresários Marcello e Cristiane Rodrigues, desde pequena, Bianca já se interessava por cavalos e logo entrou na escolinha de equitação do Clube Hípico de Santo Amaro.
Com ajuda de seus pais, a paulista Bianca pôde começar a treinar saltos e adestramento no clube para se preparar melhor para as competições. A amazona possui três cavalos da raça Brasileiros de Hipismo que já possuem diversos títulos. São eles Harrry Potter, Hermosa e Capriola.
Bianca é preparada por dois profissionais top de linha do esporte brasileiro. Nuno Cobra já treinou esportistas como Ayrton Senna, Rubens Barrichelo e Mika Hakkinen, é o atual personal trainner de Bianca. O técnico Fábio Rodarte já trabalhou com atletas muito importantes do hipismo como Duda Pillegi, Guto Urquiza e treinou os cavalos de Doda Miranda, foi o escolhido para ajudar e instruir a atleta.
Bianca já conquistou vários títulos, foi Campeã da Categoria Estreante, vice-campeã da Copa Santo Amaro da Categoria Principiante, 3ª Colocada no Torneio de Verão da Federação Paulista de Hipismo na categoria atual e vice-campeã do Torneio Pré-Verão do Clube Hípico Santo Amaro, também na categoria atual.
O técnico
Fábio Rodarte é técnico de Bianca há um ano e meio, e a relação dos dois é ótima. Ele possui espírito competitivo, ensina a Bianca que é preciso aprender com os erros, além de conversar e incentivar a atleta nos estudos. Ela, que está no 9º ano escolar, consegue conciliar bem a dedicação ao esporte com o estudo. Há um ano e meio eles já estão treinando juntos, duas vezes por semana adestramento e cinco vezes por semana salto, e aos fins de semana participam de competições.
Fábio diz que é importante treinar adestramento para melhorar o controle e perfeição de conduzir o cavalo de Bianca. O técnico é categórico ao dizer que a atleta está entre as 15 melhores amazonas do Brasil e entre os 10 em São Paulo. E acredita em seu talento e diz que ela possui potencial e está sendo preparada para disputar as Olimpíadas de 2016, quando terá 19 anos.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/hipismo.htm
Fábio Rodarte.
Word Brasil – Comunicação Empresarial Tel.: (11) 2671-0934, (11) 7733-4957 – Redação. Bete Carriço: 7733-4956;