– Receita de 454,1 milhões de euros no 4º trimestre, 12% maior em relação ao mesmo periodo de 2019 e 9,1% em bases comparáveis
– 4º trimestre com forte alta de 18,7% (13,7% em bases comparáveis) na receita dos mercados internacionais e faturamento de 261 millhões de euros
– Na França, aumento de 4% com receita de 193,1 milhões de euros
– Receita anual de 1.642,8 bilhão de euros e aumento de 7,1% (4,9% em bases comparáveis) em relação a 2019
A ID Logistics, uma das líderes europeias em logística por contrato, divulgou os resultados de 2020. De acordo com o presidente e CEO da multinacional, Eric Hémar, «A forte atuação da ID Logistics em setores de alto crescimento (e-commerce, alimentos), sua presença equilibrada em todo o mundo e a capacidade de adaptação provaram ser ativos decisivos para alcançar crescimento na receita, apesar de um contexto sem precedentes. Gostaria de agradecer a todas as nossas equipes pelo comprometimento inabalável e aos clientes pela confiança e fidelidade.»
FORTE CRESCIMENTO NO 4º TRIMESTRE DE 2020
A ID Logistics confirmou o bom desempenho comercial iniciado no terceiro trimestre, com crescimento acelerado no quarto trimestre e receita de 454,1 milhões de euros, aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2019 e de 9,1% em bases comparáveis.
• Na França, a receita da ID Logistics aumentou 4% com faturamento de 193,1 milhões. A taxa de crescimento foi superior ao primeiro trimestre de 2020, antes da crise do Covid-19.
• As receitas internacionais continuaram a crescer a um ritmo elevado durante o quarto trimestre de 2020, aumentando 18,7% com receita de 261 milhões de euros. O desempenho inclui a oscilação cambial, que se mantém globalmente desfavorável, principalmente na América Latina, um efeito relacionado com o encerramento das atividades na China em junho de 2020 e a consolidação das atividades Jagged Peak nos Estados Unidos desde dezembro de 2019. Excluindo estes fatores, as vendas líquidas aumentaram 13,7% no último trimestre.
CRESCIMENTO DE 7,1% EM 2020
Graças a um portifólio diversificado de clientes – 40% no setor de produtos de alto consumo e e varejo de alimentos e 25% no e-commerce – e à presença equilibrada no mercado internacional, a ID Logistics registrou crescimento de receita durante quase todo o ano, limitando a queda das atividades no segundo trimestre a apenas -0,6%. O aumento da atividade no terceiro trimestre e, em seguida, a aceleração no quarto trimestre permitiram à ID Logistics registrar a receita de 1.642,80 bilhão de euros em 2020, um aumento de 7,1%, e de 4,9% em bases comparáveis. .
Ao longo deste período, o Grupo deu início a 18 novas operações, seis na França e doze em países em que mantém filiais, um número ligeiramente superior ao planejamento inicial. Somente no quarto trimestre de 2020, e-commerce aumentou mais de 30% e agora é responsável por quase 25% da receita da ID Logistics.
NOVOS CONTRATOS
Apesar da crise sanitária em razão da Covid-19, o ritmo de propostas continua alto, principalmente no e-commerce, que responde por quase metade delas. O 4º trimestre de 2020 ofereceu ao Grupo a oportunidade de continuar o seu desenvolvimento comercial, conquistando diversos contratos. Exemplo disso foi o início de novas operações:
Na França, a Leroy Merlin reforçou a sua parceria com a ID Logistics, adicionando um terceiro centro de distribuição na França, com 41 mil m² e atendendo a 17 lojas.
Na Alemanha, a ID Logistics está expandindo sua forte presença no e-commerce, oferecendo, além do pick & pack, serviços de classificação e de triagem. A ID Logistics abriu seu primeiro centro de triagem e distribuição com 16 mil m² em Ginsheim-Gustavsburg (perto de Frankfurt) com até 300 colaboradores em períodos de pico de atividade.
– Na Espanha, a ID Logistics dá continuidade à parceria com o grupo Auchan por meio de sua marca de supermercados Simply. A ID Logistics administrará todas as atividades de armazenamento dedicadas a mais de 350 lojas Simply, a partir de suas 3 plataformas localizadas na área centro-leste da Espanha em Zaragoza.
PERSPECTIVAS
A ID Logistics pretende continuar seu desenvolvimento em 2021, embora permaneça muito cautelosa quanto à evolução da crise de saúde associada à Covid-19. Neste contexto, as prioridades do Grupo continuam centradas em apoiar os seus clientes o mais próximo possível das suas necessidades, protegendo os seus colaboradores e gerindo a sua tesouraria. Também se mantém atenta às oportunidades de crescimento externo, principalmente no Norte da Europa e nos Estados Unidos.
SOBRE O GRUPO ID LOGISTICS
O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2020 de 1,643 bilhão de euros. Gerencia mais de 340 sites localizados em 17 países, representando 6 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e África, e tendo ao seu dispor 21,5 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre o varejo, indústria, detail picking, saúde e comércio eletrônico, a ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. No Brasil, conta com mais de 5000 colaboradores e é comandada pelo Diretor-Geral, Jerome Jacek. São mais de 860 mil m² de armazenagem, destinados à logística de players de grande porte nos segmentos de varejo, industrial, FMCG, cosméticos e e-commerce, em mais de 45 centros de distribuição aqui no Brasil. A ID Logistics está cotada no Departamento A do mercado regulado NYSE Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125)
Mais informações: (11) 3809-3400 e www.id-logistics.com
Contatos com a Imprensa: Word Brasil – Comunicação Empresarial
Redação (11) 97652-9494 / 98951-9009
Bete Carriço / Wandick Donett
atendimento@wordbrasil.com.br
www.wordbrasil.com.br | http://wordbrasil.wordpress.com
ANEXO
Variação em bases comparáveis
As variaçõs da receita em bases semelhantes refletem o desempenho orgânico da ID Logistics, excluindo o impacto de:
– Aquisições e alienações: a contribuição para a receita de empresas adquiridas durante o período é excluída do mesmo período, assim como a contribuição das empresas vendidas no período anterior;
– Mudanças nos princípios contábeis aplicáveis;
– Alterações nas taxas de câmbio, calculando as receitas dos vários períodos com base em taxas de câmbio idênticas, de forma que os valores reportados do período anterior sejam convertidos pelas taxas de câmbio do período corrente.
Reconciliação das receitas reportadas e das receitas em bases comparáveis
DEFINIÇÕES
EBITDA: Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização
– Dívida financeira líquida: dívida bruta mais descobertos bancários e menos caixa e equivalentes de caixa.
– Dívida financeira: dívida financeira líquida mais passivos de aluguel de acordo com padrão contábil da IFRS 16.