Para Marcelo Beraldo, sócio da Barong Produções, que trouxe o 1º Festival Internacional de Músicos do Metrô para o Brasil, soluções sustentáveis devem se tornar mais inteligentes e também extrapolar o escopo das campanhas atuais. Segundo ele, uma boa idéia exerce uma força gravitacional sobre outras. Assim nasceu o que empresário considera o evento sustentável definitivo.
O Red Bull Sounderground – 1º Festival Internacional de Músicos do Metrô, termina hoje às 17 horas com uma Jam Session, na estação Paraíso do metrô. Ele defende em artigo assinado uma postura empresarial cada vez mais comprometida com iniciativas realmente sustentáveis.
O Festival Internacional de Músicos no metrô – pequeno e metido
De fato, um megaevento de rock funciona para atrair a atenção às causas sócio-ambientais. O SWU, ao contrario de tantos outros eventos, não foi apenas mais um festival com um rostinho bonito. Teve forma, muito conteúdo e uma mensagem clara: comece por você e pelas coisas pequenas. Funcionou e, para os amantes da boa música (eu inclusive), tem que ter vida longa. Mas quero apresentar uma outra forma de realizar um evento atraente e socialmente responsável.
Em 2006, andando de metrô em Nova Iorque, parei-me a admirar os músicos que se apresentavam nas estações de metrô. São muitos e bons. São os buskers, adaptação do espanhol para a expressão “buscar a vida”; referência ao artistas que ganham seu sustento se apresentado nas ruas. Neste caso, fui especificamente atraído pelos buskers do Metrô de Nova Iorque e, como homem de idéias, sonhei realizar um festival de músicos de metrô.
No ano passado, viajei por 17 dos maiores metrôs do mundo. Fui conhecer a relação do mais inteligente meio de transporte urbano com a musica. Comprei uma câmera, filmei músicos, e entrevistei usuários e profissionais dos metrôs. Editei pequenos filmes de 2 a 3 minutos cada. Os enviei a amigos. Um deles, executivo da Red Bull, gostou e a empresa acabou comprando a idéia. Este ano estamos realizando o I Festival Internacional de Músicos de Metrô.
Mesmo com a forte presença de buskers em vários metrôs pelo mundo e com a musica ao vivo se enroscando naturalmente com o dia-a-dia de milhões de humanos, este fenômeno cultural ainda não havia tomado a forma madura de um festival internacional. É a primeira vez que músicos que se apresentam regularmente em estações de metrô de várias cidades do mundo vão se encontrar em um mesmo sistema de metrô. Isto tudo graças principalmente ao apoio e receptividade do Metrô de São Paulo que faz um belo trabalho de incentivo a cultura, e agora é mundialmente pioneiro.
Não tivemos área premium, pulseiras VIP, lista de convidados, geração de lixo. Ao invés de atrair o público, o I Festival Internacional de Músicos de Metrô é um festival de musica que foi ao encontro do seu público, nas estações, no dia-a-dia das pessoas. E que público! São mais de 3,5 milhões de pessoas por dia no Metrô de São Paulo, mais de 20 vezes o público dos 3 dias de SWU. Em media, um usuário do metrô paulistano fica meia hora em suas dependências. O Festival definitivamente vai ao encontro do seu público.
O Festival reproduziu as condições em que os artistas de metrô atuam. Não houve palco, nem grandes estruturas de som e luz, nem camarim. Não houve nem mesmo fonte de energia elétrica. Também não foi gerado lixo. Os pequenos amplificadores utilizaram baterias embutidas. Os músicos foram para as dez estações em que irão se apresentar e voltaram ao local de partida utilizando o próprio metrô. Eles mesmos carregaram e montaram seus equipamentos. Tudo tão sustentável quando um evento pode ser!
A musica no metrô é muito aprovada pelos usuários do transporte. Ela torna a experiência de locomoção mais agradável e segura e, além disto, forma talentos. Eric Clapton, Ben Harper e Madeleine Peyroux estão entre os artistas consagrados que tocavam nos metrôs quando ainda jovens. No metrô, os músicos têem que ficar muito bons. Caso contrário, as pessoas não param. Assim, os músicos amadurecem, desenvolvem o carisma, a técnica e a presença de palco.
Se vamos começar pelas coisas pequenas, por que não um festival de pequeno orçamento mas grande de espírito e potencial de transformação? Soluções sustentáveis precisam ser cada vez mais inteligentes. Festivais de música também. O Festival Internacional de Músicos de Metrô fez mais com menos; tem a pretensão de ser o festival sustentável definitivo.
Esperamos que, assim como aconteceu com o SWU, recebamos convites de mais de 10 países para novas edições. Pessoas nos metrôs é o que não falta neste planeta. Música de qualidade idem.
Marcelo Beraldo – sócio da Barong Produções, é idealizador e autor do Festival Internacional de Músicos de Metrô
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