FUTURO DO TRABALHADOR EM OPERAÇÕES LOGÍSTICAS PASSA PELO TREINAMENTO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS

Crédito André Almeida / Divulgação ID Logistics

O mercado de trabalho atual requer aprendizado constante em busca de capacitação profissional. O perfil do colaborador em operações logísticas exigirá cada vez mais uma qualificação maior em sistemas informatizados.

É factível prever que na velocidade em que a inovação traz mudanças com automação e digitalização, o mesmo ocorrerá com as profissões atuais e futuras, inclusive impulsionado pelo mercado de educação, que também está em constante processo de evolução.

Com 3430 colaboradores trabalhando nos seus centros de distribuição espalhados no País,  a ID Logistics Brasil, operadora multinacional de logística contratual, vem buscando atrelar qualificação ao seu DNA de inovação, em todos os processos de seus serviços logísticos oferecidos aos clientes.

Segundo Jerome Jacek, Diretor-Geral da filial brasileira do Grupo, “a evolução exigirá fortemente que profissionais tenham conhecimentos específicos e qualificações que hoje não são exigidos como, por exemplo, funções que antes eram totalmente manuais na operação logística e agora utilizam sistemas informatizados, tais como Voice Picking, entre outros”.

Jacek afirma que embora seja difícil prever o que realmente acontecerá nos próximos 10 anos, possivelmente o profissional em um futuro de médio prazo estará consciente o que deverá buscar. “O colaborador do futuro já vem se qualificando em acordo com as novas tecnologias, bem como aproveitará oportunidades de novos tipos de empregos, tais como motoristas e entregadores de aplicativo, telemedicina, influenciadores digitais e outras profissões que provavelmente eram pouco ou nada conhecidas 10 anos atrás”.

VISÃO DO CLIENTE FINAL

Avaliando como a transformação da logística impacta diretamente no perfil do colaborador em um site, o Diretor de Operações da ID Logistics Brasil, Gilberto de Lima Junior avalia que há necessidade de ter a visão do ponto de vista da expectativa do cliente final. “Passa a ser cada vez mais necessária essa visão em todos os níveis operacionais. Mais do que cumprir os processos e atender os indicadores, agora precisamos entender como podemos atender essas expectativas, que cada dia são mais exigentes”.

Ele lembra, por exemplo, que na área de e-commerce, em que a ID Logistics tem forte atuação global, muitas atividades foram modernizadas com soluções para avançar o desempenho da distribuição nos sites. “O lead time curto, a acuracidade na preparação desses pedidos e a flexibilidade necessária para adaptar-se às mudanças de demanda do cliente são os principais desafios, afirma.

A tecnologia é parte do DNA do Grupo ID Logistics e em todas as operações o trabalho dos colaboradores são impactados pela tecnologia, que sempre está em evolução. Segundo Gilberto Lima Junior, “buscamos sempre substituir e automatizar processos existentes, além de realizar a reengenharia dos processos, aplicando melhorias continuamente”.

INOVAÇÃO

E a ID Logistics pensando cada vez mais em inovação, contratou para liderar essa área  Rosa Amador, no fim do ano passado. Ela assumiu justamente a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da filial brasileira. A missão é liderar processos contínuos de modernização para os colaboradores, agilizando os serviços, agregando valor final percebido pelo cliente. “Já há muitas atividades que na atualidade podem ser feitas por computadores ou máquinas, seja processos de preparação com robôs ou automação, armazenagem de caixas ou pallets feitas por robôs, entregas aos clientes e inventários realizados com drones”.

Segundo Martin Haber, Diretor de Tecnologia da Informação, na Europa a ID Logistics tem operações de clientes em que já são aplicadas soluções de inteligência artificial. “No Brasil, estamos em fase de estudos para utilização de IA, mas já temos projetos utilizando RPA e BigData”.

SOBRE ID LOGISTICS

O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2019 de 1,534 bilhão de euros. Gerencia mais de 320 sites localizados em 18 países representando 5,8 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e África, tendo ao seu dispor 21 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre o varejo, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico, ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento A do mercado regulado NYSE Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).

Mais informações: (11) 3809-3400 e www.id-logistics.com

Contatos com a Imprensa: Word Brasil – Comunicação Empresarial

Redação (11) 9 7652-9494/ 9 8951-9009

Bete Carriço/ Wandick Donett

atendimento@wordbrasil.com.br

www.wordbrasil.com.br | http://wordbrasil.wordpress.com

 

Compartilhe este post em:

Posts Relacionados

Receba nossa newsletter