GRUPO ID LOGISTICS AUMENTA RECEITA EM 4,3% COM FATURAMENTO
DE 776,6 MILHÕES DE EUROS NO 1º SEMESTRE
Modelo de negócios da ID Logistics demonstra forte resiliência apesar
da crise sanitária de Covid-19
- Vendas permanecem estáveis no segundo trimestre de 2020: 384,1 milhões de euros, queda de 0,6% em comparação com 2019
- Mercados internacionais apresentam alta de 4,1% com faturamento de 213,5 milhões de euros
- França diminui as atividades com queda de -5,9% e receita 170,6 milhões de euros
- No primeiro semestre do ano, o crescimento das vendas foi de 4,3% (776,6 milhões de euros)
O Grupo ID Logistics, um dos principais operadores logísticos da Europa, apresenta os resultados do segundo trimestre de 2020. De acordo com Eric Hémar, Presidente e CEO da ID Logistics, “no primeiro semestre de 2020, marcado pela crise sanitária de Covid-19, a ID Logistics conseguiu manter o crescimento dos negócios com bom desempenho comercial. Após um primeiro trimestre de 2020 com um forte crescimento nas vendas, o segundo trimestre ilustrou a resiliência do nosso modelo de negócio. A diversidade do nosso portfólio, a equilibrada presença internacional do Grupo e o compromisso das nossas equipes nos permite manter as receitas estáveis”.
SEGUNDO TRIMESTRE COM BOM DESEMPENHO
A ID Logistics conseguiu lidar muito bem com a crise sanitária de Covid-19 durante o segundo trimestre de 2020. A carteira de clientes, principalmente nos setores alimentar e e-commerce, aliada à presença geográfica diversificada, permitiram manter a estabilidade no último trimestre, com faturamento de 384,1 milhões de euros (-0,6% em comparação com 2019).
-Na França, a ID Logistics registrou queda de 5,9% nas vendas no segundo trimestre, com faturamento de 170,6 milhões de euros. Após as medidas de confinamento, a atividade em abril caiu -13,5% em relação ao ano passado. Em maio, a queda foi particularmente acentuada (-7,3%), se recuperando em junho com aumento de 3,2% nas vendas.
– As receitas internacionais aumentaram 4,1% no segundo trimestre faturando 213,5 milhões de euros. Após um mês estável em abril (-0,2%) e um maio ligeiramente mais dinâmico, aumento de 1,6%, o crescimento acelerou acentuadamente em junho para 11,0%. Esse desempenho inclui um efeito cambial desfavorável, principalmente na América Latina, e uma mudança no escopo da consolidação devido ao fim das operações na África do Sul, em setembro de 2019, e à consolidação das atividades da Jagged Peak, em dezembro de 2019, nos Estados Unidos. Excluindo estes fatores, a queda nas vendas líquidas foi limitada em 0,2% durante o trimestre.
O forte crescimento registrado no primeiro trimestre de 2020, combinado com a resiliência do segundo trimestre, permitiu à ID Logistics registrar um crescimento de 4,3% nas vendas, faturando o total de 776,6 milhões de euros no primeiro semestre. Durante este período, o Grupo iniciou 10 novas operações (três na França e sete internacionais), atendendo as expectativas do plano de negócios inicial.
NOVOS CONTRATOS
Apesar da crise sanitária, a ID Logistics prosseguiu com o seu desenvolvimento comercial, com envio de propostas a várias solicitações. O Grupo venceu ou iniciou os seguintes contratos:
– Na Holanda, a ID Logistics iniciou a atividade de preparação de pedidos para o cliente de e-commerce Talpa em um novo CD de 10 mil m² em Etten- Leur para distribuição em todo o Benelux.
– A ID Logistics acelerou a sua colaboração com um dos líderes mundiais de e-commerce com a conquista de um novo contrato na Alemanha e um primeiro contrato na França.
– Na França, a NAOS, importante player internacional de cuidados para a pele das marcas Bioderma e Institut Esthederm, fechou contrato com a ID Logistics para gerir o seu novo armazém centralizado na zona de Marselha. Com uma área inicial de 30 mil m², com possibilidade de ampliação, a solução implementada pela ID Logistics vai permitir a NAOS reduzir a emissão de carbono racionalizando os seus fluxos logísticos.
– Na Polónia, a ID Logistics abriu um novo centro de distribuição para o Carrefour no centro do país, em Rawa Mazowiecka, no primeiro semestre de 2020. Os 600 colaboradores deste armazém personalizado de 65 mil m² vão gerir produtos frescos, secos e não alimentares.
PERSPECTIVAS
Graças a um portfólio diversificado de clientes (40% na produção e distribuição de alimentos e 20% em e-Commerce) e uma equilibrada distribuição geográfica, a ID Logistics conseguiu manter um bom nível de atividade, apesar da crise sanitária.Além disso, até agora, a ID Logistics não sofreu nenhum atraso significativo na abertura de nenhuma plataforma logística, e o objetivo continua a ser o de instalar cerca de 15 novas ao longo do ano. Por fim, o Grupo continua a receber diversas solicitações de propostas principalmente no setor do e-commerce.
Com esse cenário, a ID Logistics pretende continuar o seu desenvolvimento no segundo semestre, mantendo-se totalmente focada nos seus fundamentos: gestão operacional das suas atividades, gestão sólida de oportunidades de crescimento externo, principalmente no Norte da Europa e nos Estados Unidos. Com a imprevisibilidade da situação da crise sanitária, o Grupo ainda não está em posição de avaliar o impacto da crise nas receitas gerais de 2020.
SOBRE O GRUPO ID LOGISTICS
O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2019 de 1,534 bilhão de euros. Gerencia mais de 320 sites localizados em 18 países representando 5,8 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e África, tendo ao seu dispor 21 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre o varejo, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico, ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. No Brasil, conta com 4.000 colaboradores e é comandada pelo Diretor-Geral, Jerome Jacek. São 43 operações com mais de 640.000 m² de armazenagem, destinados à logística de players de grande porte nos segmentos de varejo, industrial, FMCG, cosméticos e e-commerce.
A ID Logistics está cotada no Departamento A do mercado regulado NYSE Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125)
Mais informações: (11) 3809-3400 e www.id-logistics.com
Contatos com a Imprensa: Word Brasil – Comunicação Empresarial
Redação 55 (11) 97652-9494/ 98951-9009
Bete Carriço / Wandick Donett
atendimento@wordbrasil.com.br
www.wordbrasil.com.br | http://wordbrasil.wordpress.com
APÊNDICE
As variações da receita em bases comparáveis refletem o desempenho orgânico da ID Logistics, excluindo o impacto de:
– Compras e vendas: exclui-se do mesmo período a contribuição das empresas adquiridas durante o mesmo período, bem como a contribuição das empresas vendidas no período anterior
– Mudanças nos princípios contabilísticos aplicáveis
– Variação nas taxas de câmbio, calculando as receitas em vários períodos com base em taxas de câmbio idênticas, de modo a que os valores reportados para o período anterior sejam convertidos de acordo com as taxas de câmbio do período atual
Reconciliação das receitas reportadas e das receitas em bases comparáveis
*Tratamento contábil para a inflação na Argentina
DEFINIÇÕES
– EBITDA: Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização
– Dívida financeira líquida: dívida financeira bruta, mais descobertos bancários, menos a caixa e equivalentes de caixa.
– Dívida financeira: dívida financeira líquida mais compromissos de arrendamento (IFRS 16).