O objetivo do grupo é reforçar sua presença no e-commerce acompanhando empresas, cujo negócio obedece ao modelo “click and mortar”, em sua estratégia de logística global.
Com atuação marcante nos setores do varejo e da indústria, o Grupo ID Logistics deve focar na distribuição do e-commerce, na França. Para isso, acaba de criar uma unidade (BU), liderada pelo executivo especializado em logística Ivan Louge, inteiramente dedicada à distribuição multicanal para clientes que atuam com esse modelo de vendas.
O grupo pretende oferecer suporte personalizado principalmente aos distribuidores tradicionais que se dedicam às vendas online. Este acompanhamento será o mais amplo possível passando por todos os processos que caracterizam a “e-logística”.
A nova unidade irá oferecer recursos e soluções que atendam aos desafios do e-commerce, desde soluções imobiliárias a serviços de valor agregado (co-packing, etiquetagem EAN, gestão de operações promocionais) durante o processo de distribuição. “Graças ao sistema de informação e processos operacionais desenvolvidos pelo grupo ID Logistics, temos condições de oferecer a melhor sugestão logística ao nosso cliente”, afirma Lounge. Diferentes soluções imobiliárias podem ser propostas para viabilizar plenamente as relações de negócios BTB e BTC e demais variantes do e-commerce. De acordo com Lounge, no “e-commerce não há uma única solução logística”. A solução mais bem sucedida frequentemente é baseada nos vários processos, gestões e oferta comercial dos clientes. “É comum, por exemplo, combinar vários modos de preparação de encomendas, pick & pack, pick, pack, no mesmo armazém”, afirma.
Os serviços prestados pela nova unidade incluem o transporte mais adequado para a distribuição multicanal a fim de assegurar a entrega ao distribuidor, à domicílio ou especializada (fora do padrão, entrega agendada…). O grupo ID Logistics também desenvolveu uma ferramenta sofisticada e comprovadamente eficaz a “End to End web portal”, que rastreia o produto em cada etapa da distribuição até a entrega ao cliente final.
“O tamanho do nosso grupo, nossos valores, nossa presença internacional, a flexibilidade dos nossos recursos com foco nos clientes são os pontos fortes que complementam a nossa expertise com o e-commerce e que no distingue no mercado da logística”, finaliza Louge.
A ID Logistics iniciou as suas atividades com o e-commerce em 2007, com a Castorama.fr. Desde então, tem atuado nos setores de alimentos, artesanato, decoração, têxteis e, mais recentemente, no de perfumes. Tem hoje entre seus principais clientes, Auchan.fr, Grosbill.com, Simply.Fr, Alinea.fr, Leroy Merlin.com e Cortefiel. A atividade com o e-commerce representa aproximadamente 50 mil m² de área de armazenamento e mobiliza cerca de 150 pessoas. Estes números devem aumentar nos próximos anos com a esperada explosão do e-commerce. Até 2015, a expectativa é de que os negócios do setor dobrem de tamanho. O e-commerce deve representar 24% do comércio em 2020.
Números do E-commerce e Distribuição Multicanal da ID Logistics
80 mil m², incluindo 50 mil m² operados na França;
250 colaboradores, incluindo 150 na França;
Entre 5 mil e 8 mil encomendas enviadas por dia;
Mais de 100 mil referências gerenciados;
Clientes: Auchan.fr, Grosbill.com, Castorama.fr, alinea.fr, Marionnaud, Simply.fr, LeroyMerlin, Cortefiel…
Sobre o Grupo ID Logistics
A ID Logistics é um dos maiores especialistas da França em logística contratual. Possui mais de 9 mil colaboradores em todo o mundo, distribuídos em 11 países e alocados em mais de 110 sites. Possui mais de 2 milhões de m² de armazéns na Europa, América Latina, Ásia e África. Faturou 462 milhões de euros em 2011. Atua nos setores industrial e de varejo e tem como diferencial serviços com alto nível tecnológico e uma abordagem sustentável.
ID LOGISTICS BRASIL
Maior filial do Grupo ID Logistics no Mundo, sendo a segunda em faturamento depois da matriz Francesa, a filial brasileira corresponde a 15% das atividades logísticas, 17% dos metros quadrados administrados em galpões e 15% ao faturamento do grupo. O Brasil serve como apoio técnico para a filial Argentina, bem como base para o desenvolvimento de outras filiais na América Latina. A operação brasileira é também a que mais cresce, numa taxa média superior a 25% nos últimos cinco anos. Na carteira de clientes globais, possui empresas como Carrefour, Danone, Meritor, MWM International Motors, Leroy Merlin e AmBev, entre outros.
Agosto/2012
Mais informações:
(11) 3809-3400 e www.id-logistics.com
Contatos com a Imprensa: Word Brasil – Comunicação Empresarial
Tel.: (11) 2579-7435 redação (11) 7652-9494/6578-7313
Bete Carriço/Wandick Donett
atendimento@wordbrasil.com.br
//www.wordbrasil.com.br http://wordbrasil.wordpress.com