ID LOGISTICS BRASIL AMPLIA PRESENÇA DE MULHERES NA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS

Há vinte anos no Brasil, a ID Logistics, operadora multinacional de logística, presente em 18 países, vem ampliando o número de mulheres em seu quadro de colaboradores nos CD’s (centros de distribuição), ambiente que sempre teve presença majoritária de homens. Essa realidade vem se modificando pela atuação da operadora no e-commerce e principalmente, nas operacões de pequenos volumes de produtos, como o setor de beleza.

O quadro de funcionários nesse segmento (e-commerce) retrata essas informações. Entre os colaboradores que atendem a essas operações, 62% são mulheres e 38% homens.  No total de funcionários da empresa, a força de trabalho é composta por 81% de homens e 18,99% de mulheres. Observando a quantidade geral de mulheres em relação ao e-commerce, esse setor representa 47,44% do total do quadro feminino. No geral de colaboradoras da empresa, 60% estão alocadas no setor operacional.

Segundo o Diretor-Geral da ID Logistics Brasil, Jerome Jacek, a matriz do grupo, localizada na França, vem há vários anos implementando  uma política  proativa de igualdade entre homens e mulheres estabelecida pela empresa como prioritária.  “Não temos nenhum preconceito e buscamos a igualdade em todos os setores. Essa política vai de encontro com a meta do atual governo francês de igualdade profissional entre homens e mulheres. Aqui no Brasil, fazemos o mesmo”.

Rosa Amador, Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Inovação, afirma que ela mesma é um exemplo de mudança no perfil do setor, já que está à frente de uma área onde a maioria dos profissionais são homens. E cita um outro exemplo, que para ela é um marco, o fato de a empresa ter uma mulher como operadora de empilhadeira em um CD em que são manipulados grandes volumes.

Claudia Raquel Soares é operadora de empilhadeira na ID Logistics desde 2013. Ela conta que nunca viu diferença alguma para exercer a função, visto que considera uma atividade de fácil aprendizado, bastando ter força de vontade. Ela despertou o interesse em trabalhar na função, depois de trabalhar em uma grande indústria metalúrgica onde viu a oportunidade de trabalhar dirigindo equipamentos de movimentação como empilhadeiras e ponte rolante.

Acredita que tendo uma boa desenvoltura profissional, cumprindo os processos de segurança, agilidade e entendendo o objetivo principal do seu trabalho, é uma atividade que pode ser realizada por todos os profissionais com eficiência e trazendo bons resultados para empresa e cliente.

Mas afirma que teve que vencer muitas barreiras para exercer a atividade, que é executada por um número maior de homens no mercado de trabalho. “Estou disposta a vencer as barreiras para trabalhar no que gosto e acredito que faz diferença dentro da organização”, diz ela.

SOBRE ID LOGISTICS

O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2019 de 1,534 bilhão de euros. Gerencia mais de 320 sites localizados em 18 países representando 5,8 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e África, tendo ao seu dispor 21 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre o varejo, a indústria, picking unitário, a saúde e o comércio eletrônico, ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento A do mercado regulado NYSE Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).

Mais informações: (11) 3809-3400 e www.id-logistics.com

 

Compartilhe este post em:

Posts Relacionados

Receba nossa newsletter