Uma maquete que funciona com o mesmo sistema de gestão (WMS) de um centro de distribuição normal é o mais novo recurso para treinamento de colaborados da ID Logistics, operadora multinacional de serviços logísticos. Utilizando como base os princípios da andragogia, método de ensino para adultos, o centro irá proporcionar em um ambiente real maior absorção do conteúdo e rapidez no aprendizado do colaborador. O centro de treinamento é uma iniciativa conjunta com o Carrefour para atender o Centro de Distribuição da rede localizado em Osasco (SP). De acordo com Jesús Hernandez, Diretor Geral da ID Logistics Brasil, este “é mais um exemplo da capacidade da inovação da IDL e do comprometimento da empresa com seus clientes”.
Para o Diretor de Logística do Carrefour, Fernando Gasparini, “o centro cria um ambiente real para o aprendizado do fluxo operacional, com acesso às ferramentas existentes para rastreabilidade e confiabilidade dos processos operacionais. Certamente os resultados virão mais rápido, assegurando a sustentabilidade de um bom nível de serviço que prestamos às nossas lojas e aumentando a satisfação dos clientes Carrefour”, afirma.
O centro funciona com a mesma tecnologia de um CD real e utiliza recursos como o voice picking e o etiquetamento de embalagens, por exemplo. Segundo Martin Haber, Diretor de Tecnologia da Informação da ID Logistics, em termos sistêmicos não houve adaptações, “a única diferença é que não temos trocas de interfaces com o cliente. No restante, o sistema é totalmente igual ao produção do Centro de Distribuição, como se a maquete fosse outra filial. Os processos funcionam exatamente da mesma forma e com os mesmos equipamentos do CD”, explica.
Além da equipe de tecnologia, a execução do projeto também envolveu a área de recursos humanos da empresa. Sandra Pareja, Diretora de Recursos Humanos da ID Logistics, explica que a maior dificuldade do recrutamento é encontrar mão de obra preparada para atuar na área de logística. O centro irá treinar profissionais de todos os níveis hierárquicos. “O colaborador precisa ter a visão global da cadeia de logística, conhecer as ferramentas e tecnologias do processo. A maquete, integrada com toda a inteligência do processo, nos favorecerá nesta transmissão de conhecimento, possibilitando a redução da curva de aprendizagem do colaborador”, afirma.
SOBRE O GRUPO ID LOGISTICS
ID Logistics é um grupo internacional especializado em contrato logístico, tendo realizado em 2015 um volume de negócios de 930,8 milhões de euros. O grupo gerencia 200 sites localizados em 14 países, representando 4 milhões de m² operados na Europa, América Latina, Ásia e África, com 15 mil colaboradores. Com forte presença no varejo, indústria e comércio eletrônico, com expertise no preparo de pedidos unitários, a ID Logistics se caracteriza por trabalhar com um alto nível de tecnologia e uma abordagem sustentável. As ações da ID Logistics estão listadas no mercado regulamentado da NYSE Euronext Paris, B (código ISIN: FR0010929125). O Grupo é dirigido por Eric Hémar.
SOBRE O GRUPO ID LOGISTICS
ID Logistics é um grupo internacional especializado em contrato logístico, tendo realizado em 2015 um volume de negócios de 930,8 milhões de euros. O grupo gerencia 200 sites localizados em 14 países, representando 4 milhões de m² operados na Europa, América Latina, Ásia e África, com 15 mil colaboradores. Com forte presença no varejo, indústria e comércio eletrônico, com expertise no preparo de pedidos unitários, a ID Logistics se caracteriza por trabalhar com um alto nível de tecnologia e uma abordagem sustentável. As ações da ID Logistics estão listadas no mercado regulamentado da NYSE Euronext Paris, B (código ISIN: FR0010929125). O Grupo é dirigido por Eric Hémar.
ID LOGISTICS BRASIL
Maior filial do grupo, a ID Logistics Brasil serve como apoio técnico para a filial Argentina, bem como base para o desenvolvimento de outras filiais na América Latina. Nos últimos dois anos, a operação brasileira tem crescido a uma taxa de 25% ao ano.
Sobre o Grupo Carrefour
Há 41 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A companhia está presente em todas as regiões do país e conta com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour.com, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustível, drogarias e serviços financeiros. A cada mês, cerca de 22 milhões de compras são registradas em seus mais de 520 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 42,7 bilhões no Brasil em 2015 e uma equipe de 76 mil colaboradores, a empresa é a maior varejista de alimentos do país e a segunda maior operação dentre todos os mercados nos quais o Grupo Carrefour opera. No mundo, a companhia está presente em 35 países, sendo 10 com operações próprias, e emprega cerca de 380 mil colaboradores. O Grupo Carrefour está presente na vida de 100 milhões de consumidores que visitam suas mais de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina. Atualmente, cerca de 13 milhões de compras são realizadas a cada dia em seus diversos formatos distribuídos pelo mundo.
Mais informações: (11) 3809-3400 e www.id-logistics.com
Contatos com a Imprensa: Word Brasil – Comunicação Empresarial
Tel.: (11) 2129.7394 – Redação (11) 9 7652-9494/ 9 8951-9009
Bete Carriço/ Wandick Donett
atendimento@wordbrasil.com.br