PROGRAMA DE INCENTIVO JUNTO AOS COLABORADORES GARANTE SUCESSO ACIMA DAS EXPECTATIVAS DA ID LOGISTICS BRASIL PARA ATENDER OS PEDIDOS NA BLACK FRIDAY
Ações tiveram foco em colaboradores temporários, incremento de tecnologia e desenvolvimento de novas ferramentas para atender esta operação sazonal
Centro de Distribuição ID Logistics Foto: Depto Marketing ID Logistics
O fluxo logístico para atender as vendas da Black Friday garantiu números acima das expectativas das operações da filial brasileira da multinacional ID Logistics. Registrou grande comprometimento dos cerca de 1.500 colaboradores diretos, que atuaram nas diversas campanhas para se adequar e atender a entrega dos produtos para o consumidor final no menor tempo possível, de uma carteira de clientes diversificada, do varejo tradicional ao puro e-commerce, que precisava reforçar o estoque de produtos nas lojas e o trajeto do produto desde a compra pela internet.
O apoio de aderência da produção sobre o planejado para definição da capacidade operacional instalada antes do início das vendas efetivas do Black Friday teve um incremento de 110% no setor de moda e 4% no varejo não alimentar.
Em relação ao tipo de produto com mais compras, foram mais incentivadas as vendas de bebidas alcoólicas em geral, itens importados voltados à maior propensão de consumo no verão e os eletrônicos, com destaque neste último à linha branca e televisores. E principalmente na área têxtil, calçados e cama, mesa e banho.
Os colaboradores passaram por treinamento e receberam ações motivacionais para o grande fluxo de atendimento, com premiação por eficiência, confiabilidade da preparação e rapidez, som ambiente, refeições diferenciadas, entre outros, pelas ações de comprometimento, bem como não absenteísmo.
Todo o conjunto de ações para o sucesso Black Friday começou cedo. “De acordo com a estratégia do cliente para a data, há casos em que precisamos ampliar a área de armazenamento do centro de distribuição já em agosto”, afirma Gilberto Lima, Diretor Geral Adjunto da ID Logistics Brasil. Segundo ele, outra ação incluiu a contratação de colaboradores temporários com foco no recebimento, preparação e expedição do pedido.
De acordo com Gilberto Lima, foi preciso dobrar o time da mão de obra diante do grande aumento de pedidos do pico sazonal, para pelo menos um cliente de e-commerce, a fim de atender o prazo de entrega do produto, além da extensão da jornada de trabalho de algumas funções estratégicas entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. E ativar o 3º turno para garantir a cobertura operacional por 24 horas.
“Outro ponto fundamental foi a atenção à infraestrutura tecnológica, com medidas de prevenção e testes para garantir que tudo funcionasse bem”, diz Gilberto. Além disso, foi dada uma atenção especial ao fluxo de expedição que incluiu conferência do pedido e embalamento.
Além dessas medidas, também houve o desenvolvimento da ferramenta de massificação, incrementando a separação de pedidos variados simultaneamente, atrelada à ampliação da capacidade física dos carrinhos em que são colocados os produtos a serem enviados, o que refletiu em significativo ganho de produtividade para alavancar as vendas.
Toda a operação Black Friday, desde os preparativos até o pós, com a logística de entrega dos pedidos foi considerada muito satisfatória, já que a ID Logistics recebeu um feedback positivo dos clientes. Foram muitas mensagens parabenizando a empresa pelo excelente trabalho nas ações do programa de incentivo, que resultaram no atendimento eficiente para agilizar a entrega das compras dos consumidores.
SOBRE A ID LOGISTICS
O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos a nível internacional, com um faturamento em 2018 de 1,410 bilhão de euros. Gerencia mais de 300 sites localizados em 18 países representando 5,5 milhões m² operados na Europa, América Latina, Ásia e África, tendo ao seu dispor 20 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre a distribuição, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico, ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento B do mercado regulado Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).
Mais informações: (11) 3809-3400 e www.id-logistics.com
Contatos com a Imprensa: Word Brasil – Comunicação Empresarial
Tel.: (11) 2129.7394 – Redação (11) 9 7652-9494/ 9 8951-9009
Bete Carriço/ Wandick Donett
atendimento@wordbrasil.com.br
www.wordbrasil.com.br | http://wordbrasil.wordpress.com