SBCP – SP 30ª Jornada Paulista traz especialista do Comitê Americano de Segurança em Cirurgia Plástica

Além do debate em torno dos procedimentos de segurança para reduzir riscos, a jornada apresenta a “cirurgia do sorriso”, desenvolvida pelo cirurgião plástico brasileiro Luiz Henrique Ishida, membro da Comissão Científica da SBCP-SP.  A técnica desenvolvida é uma intervenção mais simples para diminuir a exposição excessiva da gengiva na hora de sorrir.

O aperfeiçoamento dos procedimentos de segurança em cirurgia plástica será o tema principal da 30ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional São Paulo. Mais de 1200 cirurgiões plásticos irão participar do evento, que acontece de 26 a 29 de maio, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. A programação contará com 18 palestras e 11 conferências.

O suíço Claude Oppikofer, membro do Comitê Americano de Segurança em Cirurgia Plástica, vem ao evento para abordar especialmente a sistematização da segurança nas cirurgias para reduzir os riscos durante e após as intervenções.

Segundo o presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em São Paulo, Carlos Alberto Komatsu, muitos hospitais e clínicas no Brasil não possuem um procedimento sistematizado em segurança. “Esse fator pode ser crucial para uma cirurgia ser bem-sucedida ou não”, afirma.

Para diminuir o número de riscos ao paciente, a jornada tratará das complicações que podem ocorrer, principalmente, quando os procedimentos de segurança não são seguidos. A lipoaspiração terá um tópico exclusivo, por ser uma das cirurgias que mais tem apresentado problemas.

Vale lembrar que 97% dos procedimentos abertos no Conselho Regional de Medicina, relativos a cirurgias plásticas, são contra médicos não especialistas na área. A ausência de uma legislação que limite a atuação de médicos de qualquer especialidade a realizar cirurgias plásticas estimula a existência de cursos de fim de semana que ensinam a fazer uma lipoaspiração, por exemplo.

CONVIDADOS INTERNACIONAIS

Cirurgiões plásticos renomados internacionalmente estarão presentes na 30ª Jornada Paulista. Um deles é Javier Benedito. Consultor e Cirurgião no programa espanhol da Antena 3 TV “Cambio Radical”,  é especialista em  cirurgia de face.

Atual presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética, o brasileiro Renato Saltz estará presente e ministrará uma conferência no evento sobre estratégias de sucesso para um cirurgião plástico. Outro convidado é Constantino Mendieta, conhecido pelas cirurgias de glúteo, com destaque para os implantes e enxertos de gordura. O tema de sua conferência será “A escultura tridimensional do corpo – um estado da arte”.

Responsável por desenvolver várias técnicas de cirurgias no rosto, James Stuzin será um dos relatores da mesa “Casos difíceis em cirurgia plástica”. O argentino Aldo Moturra, especialista em Mastoplastia (cirurgia de aumento de mamas), falará sobre o tema na mesma mesa que participará o próximo presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, Felmont Eaves.

Outra presença importante será do cirurgião plástico Abel Chajchir. Diretor de uma das instituições de cirurgia plástica e estética mais prestigiada e reconhecida no mundo, o Centro Médico de Barrancas (Argentina), ele abordará o estágio atual da cirurgia da face.

Angel Papadópulo Escobar, ex-presidente da Associação Mexicana de Cirurgia Plástica, e Gustavo Cólon, considerado o melhor médico 2003/04 pela Comissão da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, ministrarão uma conferência cada.

CIRURGIA DO SORRISO

O cirurgião plástico Luiz Henrique Ishida irá apresentar uma técnica desenvolvida por ele que diminui a exposição excessiva da gengiva na hora de sorrir. A cirurgia é uma alternativa para quem necessita de remodelação óssea ou ressecção gengival.

A ação principal da cirurgia é diminuir cirurgicamente a ascensão do lábio superior através da secção do músculo elevador do lábio superior. Esta secção é realizada através de pequenas incisões de cerca de 0,5 cm por dentro do nariz.

O procedimento é realizado com anestesia local e demora cerca de 30 minutos. Um estudo realizado por Ishida mostrou que, em um grupo de 15 pacientes, houve uma redução média de 3,27 mm de exposição gengival.

FERIDAS COMPLEXAS

Marcas deixadas por uma úlcera na perna ou mesmo uma ferida aberta acima da região do coquis, pelo paciente ter ficado em uma cama muito tempo, machucando a musculatura, já podem ser diminuídas por meio da cirurgia plástica. Esta é uma nova área que começou a ser tratada pelo cirurgião plástico e será tema de uma das mesas no evento.

As escaras, quando a pele, músculo e tecidos subjacentes ficam comprimidos e não recebem oxigenação e, em decorrência disso, formam uma ferida aberta; as cicatrizes inestéticas gerada devido a alguma intervenção cirúrgica, e as grandes queimaduras e os cortes profundos serão temas debatidos no evento.

A EVOLUÇÃO DO PEELING DE FENOL

A evolução dos peelings de fenol será outro importante tema que será debatido no evento. No passado, entre as décadas de 1960 e 1970, para fazer este tipo de peeling era necessário anestesia geral e acompanhamento no hospital. Com o passar do tempo, pesquisadores desenvolveram peelings com uma quantidade muito menor de fenol e conseguiram melhorar a eficácia dos resultados.

Esse tipo de peeling troca, literalmente, a pele do paciente, livrando-a de rugas, manchas e acabando com os graves casos de envelhecimento da pele.

Diferente de quando este procedimento começou a ser utilizado, hoje ele é muito mais seguro de ser feito. Atualmente, a paciente que se submete a esse tratamento pode voltar  no mesmo dia para casa, sendo necessário o acompanhamento pelo médico.

ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS NA 30ª JORNADA PAULISTA

*Segurança em Cirurgia Plástica

Assunto principal da Jornada, os cirurgiões plásticos discutirão como aumentar a segurança nas cirurgias; como evitar intercorrências na lipoaspiração; quais procedimentos padronizados podem ser utilizados para aumentar a segurança; qual protocolo seguir na hora de se fazer a cirurgia para diminuir os riscos dos pacientes; e os pontos críticos em cirurgia plástica.

Além disso, o suíço Claude Oppikofer, membro do Comitê Americano de Segurança em Cirurgia Plástica, comentará da sua experiência para aumentar a segurança nas cirurgias.

Também serão discutidas as complicações que ocorrem durante uma cirurgia plástica. A prevenção em trombose venosa, os cuidados para realizar uma anestesia segura, as complicações cardíacas e a evolução e os diagnósticos de quando há um erro na cirurgia plástica e o paciente vai para a UTI, vão ser apresentadas na jornada.

*Cirurgias no rosto

No evento, será abordada a visão atual das cirurgias estéticas no rosto, como as de pálpebra (Blefaroplastia), o lifting facial (Ritidoplastias), a de nariz (Rinoplastia) e procedimentos ancilares, métodos não-cirúrgicos aplicados nas áreas envelhecidas, buscando uma melhoria na qualidade da pele por meio dos “peelings” (químicos ou mecânicos), “lasers”, preenchimentos, dentre outros.

Um dos assuntos discutidos dentro do tópico das cirurgias nas pálpebras será o tratamento cirúrgico de tumores na glândula lacrimal, que tem como função limpar e lubrificar o globo ocular. Além desse tema, a cirurgia de Cantopexia com fixação óssea, realizada, na maioria das vezes, para a pálpebra inferior não ficar caída, terá destaque.

O Equívoco na Ritidoplastia (cirurgia para corrigir a flacidez da pele do rosto), e equipes discutindo asa diferenças nas condutas em Rinoplastias (plástica no nariz) primárias e secundárias também serão temas que entrarão em debate.

Na mesa sobre procedimentos ancilares, haverá palestras a respeito de preenchimento de ácido hialurônico, utilizado para o tratamento de rugas e o passado, presente e futuro dos tratamentos a laser; se os procedimentos ancilares dão resultado a longo prazo; e as causas, consequências e tratamentos para a pele envelhecida.

Sobre o lifting facial serão discutidas as correções das alopecias (queda de pêlos) depois da cirurgia; os procedimentos essenciais a serem feitos depois da cirurgia; o reposicionamento das unidades volumétricas da face com tripla ancoragem; e a segurança na hora de se fazer a Ritidoplastia (lifting facial).

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – O cirurgião plástico Ivo Pitanguy ministrará uma  conferência sobre os princípios básicos que permaneceram e constituem  marcos na cirurgia plástica no nariz (Rinosplastia).

*Cirurgias na mama

 A reconstrução mamária depois que a paciente perdeu um seio devido ao câncer e a reconstrução microcirúrgica serão alguns  dos temas tratados no evento.

Também serão discutidas as intercorrências nos implantes de silicone e as resoluções delas pela via axilar, o tratamento da contratura capsular (tecido de cicatrização [ou cápsula] que normalmente se forma em volta do implante, podendo apertá-lo e comprimi-lo), o aumento das mamas utilizando a técnica com incisão periareolar superior (posicionada exatamente na interface entre a aréola e a pele da mama).

Além disso, a correção da gigantomastia, o uso de implante liso pela axila e uma nova abordagem no tratamento das hipertrofias mamárias vão ser abordadas no evento.

*Cirurgia Pós–bariátrica

A cirurgia pós-bariátrica é indicada para a diminuição do excesso de pele depois de uma cirurgia de redução de estômago ou de mamas, por exemplo. Dentro desse tema, além das cirurgias pós-bariátricas de redução de estômago e mamas, serão tratados ainda mamoplastia (cirurgia de aumento dos seios) depois de grandes perdas de peso e em pacientes com emagrecimento acentuado e a segurança do paciente nesse tipo de cirurgia.

*Prótese glútea

O plano ideal em prótese glútea e o tratamento da lipodistrofia glútea por uso de anti-retrovirais com próteses de silicone serão temas tratados na jornada.

*Cirurgias no Abdome

A Lipoaspiração, a Abdominoplastia (cirurgia que retira o excesso de pele, flacidez e gordura do abdome) e a Lipoabdominoplastia (associação da lipoaspiração e da Abdominoplastia) também terão destaque na jornada.

Dentro de Lipoaspiração, vão ser abordados os riscos e a prevenção; os aspectos físicos da lipoaspiração e sua correlação com a segurança do paciente e a avaliação numérica da cirurgia; e quais as complicações severas quando se faz este tipo de intervenção.

No evento, ainda serão discutidas as cirurgias não convencionais de Abdominoplastia e de Lipoabdominoplastia e suas diferenças

*Casos difíceis em Cirurgia Plástica

A blefaroplastia (cirurgia de pálpebra) secundária, a cirurgia na orelha, a reparação de defeitos da face e a assimetria mamária são alguns casos que os cirurgiões plásticos consideram difíceis e, por isso, serão alvo de discussão na jornada.

30ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica

Data: 26 a 29 de maio

Local: Hotel Maksoud Plaza

Endereço: Alameda Campinas, 150

Word Brasil – Comunicação Empresarial Tel.: (11) 2671-0934, (11) 7733-4957 – Redação. Bete Carriço: 7733-4956; Mariana Gamero: 7733-4958; Bruno Zani

Compartilhe este post em:

Posts Relacionados

Receba nossa newsletter