O site Da Janela (www.dajanela.com.br), lançado no começo de janeiro, revela imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Juca Rodrigues em um depoimento poético sobre as ruas paulistanas e outras cidades.
Quantas horas o paulistano passa no trânsito, por dia, por semana, por mês nas grandes metrópoles? De acordo com uma pesquisa realizada pela ONG Viva São Paulo em parceria com o Ibope, o paulistano fica em média 2h43 por dia dentro de um carro. Multiplicando esse tempo por 30 dias chegamos ao número de aproximadamente 73 horas por mês observando a vida pela janela do carro. Ou seja, passamos 10% de todo o mês registrando na memória as cenas urbanas mais engraçadas, tristes, bizarras, poéticas, que os neurônios são capazes de registrar.
São essas imagens que o paulistano Juca Rodrigues, fotógrafo tarimbado que já passou por algumas das principais redações de São Paulo e hoje trabalha como Editor do Núcleo de fotografia das revistas IstoÉ Gente, Menu e Platinum, gravou pelas óticas jornalística e artística e está lançando no site Da Janela. Não há quem não se emocione ao reconhecer nas fotos cenas das cidades que tanto se ama.
Todas as imagens publicadas no site foram feitas de dentro de um carro, sem que o fotógrafo olhasse pelo visor, sendo que a câmera era somente apontada para o que ele via. As fotos são apresentadas sem cortes ou reenquadramento, sem recomposição de seus elementos e sem a utilização de efeitos especiais de softwares de edição de imagens. No tratamento, foram feitas apenas alterações no contraste, pequenos ajustes de definição e uma saturação das cores e tonalidades já existentes.
Esse registro poético reúne atualmente 50 fotos no link janela atual no site www.dajanela.com.br, atualizado periodicamente. O projeto artístico de Juca Rodrigues inclui fotos das ruas das cidades de São Paulo, Osasco, Cotia, Ribeirão Pires. Campinas e Jundiaí. O projeto prevê a inclusão de imagens de outros estados e países, além das atuais.
“O projeto é pessoal, permanente e não tem data para acabar. Fotógrafos estão sempre vendo belas imagens onde aparentemente não existe nada de interessante. A cada minuto, na rua, na avenida, no congestionamento, enxergo luzes, formas, expressões e momentos que ficam fotograficamente gravados na minha cabeça”, diz Rodrigues.
As fotos foram feitas com uma câmera semiprofissional e com a mesma objetiva, uma 35 mm que correspondeu a uma lente normal de 50 mm. As 50 imagens incluem fotos da Avenida Roberto Marinho, próximo da ponte Octávio Frias de Oliveira, da ponte Octavio Frias de Oliveira, do Rodoanel Mário Covas, próximo a Carapicuíba, Rua da Consolação, túnel Ayrton Senna, centro de São Paulo, Rua 13 de Maio, Minhocão, entre outras.www.dajanela.com.br
Word Brasil – Comunicação Empresarial Tel.: (11) 2671-0934, (11) 7733-4957 – Redação.
Bete Carriço: 7733-4956;– Vanessa Fusco 7733-4958
atendimento@wordbrasil.com.br
www.wordbrasil.com.br